Harmonia Lyra apresenta o projeto, Um Sonho de Natal

0
217

A magia do Natal é feita de solidariedade, união e uma boa dose de arte, afinal, ela tem o poder de encantar e é um dos principais instrumentos de transformação social. Por isto, o tradicional edifício da Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, recebe mais uma edição do Projeto Um Sonho de Natal. Durante quatro dias, o coral formado por 80 crianças promete emocionar o público com um repertório eclético, que inclui canções clássicas de Natal, composições eruditas e populares.

“Coral formado por 80 crianças, entre alunos da escola Arte Maior e jovens do Lar Abdon Batista, promete emocionar o público com repertório variado”

A atração, que reúne em cena o Coral Infanto-Juvenil Arte Maior, alunos e professores da escola de música e também outros artistas convidados, está agendada para os dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, às 20 horas. No mês seguinte, nos dias 6 e 7 de dezembro, haverá apresentações na sacada do prédio, no mesmo horário.

um sonho natal dicas de joinville harmonia lyra

Em um trabalho que também envolve teatro, coreografia, produção de cenário e figurino, o objetivo é proporcionar uma experimentação artística completa aos jovens músicos e às crianças do Lar Abdon Batista, Lar Ecos de Esperança e Lar Emmanuel, que participam das oficinas de “Vivência musical através das práticas coletivas”,  promovidas gratuitamente pela Escola de Música Arte Maior. Além disso, a comunidade joinvilense tem a oportunidade de apreciar espetáculos de Natal gratuitos, que ainda contribuem para a formação de plateia.

“É um trabalho maravilhoso com as crianças, que por meio da arte contribui no resgate de valores sociais importantes”, comenta Álvaro Cauduro, presidente da Harmonia Lyra.

O espetáculo musical Um Sonho de Natal Natal é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet. A apresentação tem 70 minutos de duração e conta a história de um grupo de crianças que sonha com um Natal diferente. Eles resolvem escrever cartinhas para o Papai Noel pedindo por um mundo melhor e mais humano, onde todos têm o direito de estar ao lado da família, brincar, estudar, cantar e ser feliz. A partir desses pedidos e das lindas canções, a apresentação pretende sensibilizar o público e propor uma reflexão sobre a importância de agirmos pensando no próximo e no futuro do planeta.

“Sinto-me feliz e realizada em partilhar a emoção do Natal com toda a comunidade”, conclui a musicista e fundadora da Arte Maior, Kátia Siqueira, sobre a expectativa para o espetáculo.

Muito além da música
Os ingressos para as apresentações serão gratuitos e distribuídos mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições beneficentes de Joinville. As entradas podem ser retiradas na secretaria da Arte Maior ou pelo site da escola, com a impressão do voucher.

Outra ação de cunho social do projeto é a distribuição de ingressos para alunos de escolas públicas e entidades da cidade. Eles ainda receberão apoio com transporte para que possam chegar ao local dos espetáculos.  Aliás, também haverá campanhas para estimular as pessoas a usarem o transporte público na ida ao evento, aproveitando a proximidade da Sociedade Harmonia Lyra com o terminal central da cidade.

Além disso, para promover a formação de plateia, na semana anterior às apresentações serão realizados encontros no Lar Abdon Batista, na Escola Municipal Anita Garibaldi e na Escola de Educação Básica Jorge Lacerda. Os estudantes participarão de palestras didáticas sobre os aspectos da música como profissão e seus benefícios.


Sobre o Projeto
Em 2016, a musicista Kátia Siqueira decidiu ampliar as práticas didáticas empregadas na escola de música e passou a ministrar aulas gratuitas de canto coral para um grupo de 15 crianças e adolescentes do Lar Abdon Batista. O resultado da iniciativa surpreendeu a direção da escola e a coordenação da instituição que atende crianças órfãs e em situação de risco. Assim, os jovens cantores passaram a integrar o já tradicional Coral Infanto-Juvenil Arte Maior e estrelaram seu primeiro espetáculo de Natal. Neste ano, eles voltam a subir ao palco da Sociedade Harmonia Lyra junto aos demais alunos e artistas.

Repertório das apresentações

1- O canto dos sinos (canção ucraniana) – M. Leontovich
2 – Fantasia – Chico Buarque
3 – P.P.Os sinos tocam – Leroy Anderson
Tempo de alegria – Domínio Publico
Jingle Bells – James Lord Pierpont
4- Vem, que esta chegando o natal – I.S. Coots / H. Gillespie versão Aline Barros
5- P.P. Natal Branco – Irving Berlin
Pinheirinhos – Mário Bimbato
Sapatinho de Natal – Otávio Babo Filho
We wish you a marry christimas – Arthur Warrell
6- O melhor lugar do Mundo – Jota Quest
7- Jingle Bells Rock – Joe Beal
8- Entoemos essa canção – Domínio Publico
9- Herdeiros do futuro – Toquinho
10- Filhote do filhote – Jean / Paulo Garfunkel
11- Primeira estrela – Luhli / Lucina / Sonia Praseres
12- Sementes do amanhã – Luiz Gonzaga Junior
13- Ciranda – Moacir Santos / Gilberto Gil
14- Pinheirinhos de Belém – Palavra Cantada
15- Canção dos Anjos – Joseph Mohr
16- Happy Day – Edwin Hawkins / Edward Francis Rimbault
17- Novo tempo – Ivan Lins
18 Anel Mágico – Marcos Viana
19- Solidariedade – Marcos Schereiber
20- Nunca deixe de sonhar – Carlos Roberto Piazzoli (Piska)
21- P.P. Anoiteceu – Assis Valente
Bom Natal – Edson Borges
O fim do ano – Landinho Filho
Boas festas – Assis Valente
22- Um feliz natal – José Feliciano

Serviços
O quê: Projeto Um Sonho de Natal
Quando: de 27 a 30 de novembro e 6 e 7 de dezembro, sempre às 20 horas
Onde: Sociedade Harmonia Lyra – R. XV de Novembro, 485 – Centro, Joinville
Ingressos gratuitos, mediante a doação de 2 kg de alimento não perecível



Como anunciar
O conteúdo deste post foi revisado pela equipe editorial do dicasdejoinville, tendo como critério a relevância do assunto para nossos leitores, não havendo nenhum vínculo comercial com qualquer empresa ou serviço citado no texto. Como anunciar.

PARTICIPE E DEIXE O SEU COMENTÁRIO